








Chaminé Mercadona | Campanhã
A chaminé que fica na Rua de S. Roque da Lameira, na confluência com a atual Alameda de Cartes, em Campanhã pertencia a antiga Fábrica de Tecidos de Algodão de Domingos António de Oliveira & C.ª, Sucessores.

O edifício original destacava-se pela sua belíssima fachada, que permaneceu em abandono durante anos, apesar do seu valor patrimonial e arquitectónico, a fachada acabou por ser demolida no contexto das transformações urbanísticas da área.
.jpg)
Esta unidade industrial foi referida no Inquérito Industrial de 1881 como empregou 111 operários, representando mais de metade da população fabril que residia naquela rua. O escritório central da empresa situava-se no Porto, na Rua de D. Maria II, n.º 42, 2.º andar.
.jpg)

Atualmente, nos terrenos onde outrora funcionava a fábrica, foi construída uma nova unidade do supermercado Mercadona, no entanto, a memória industrial do local não foi totalmente apagada, uma vez que a antiga chaminé da fábrica foi integrada nas traseiras da nova construção, apesar de semi-escondida a chaminé permanece no local como passado industrial da zona e como elemento de grande importância histórica da indústria têxtil em Campanhã.





