









Chaminé Solinca | Matosinhos
A chaminé do Solinca que se encontra na Rua Sousa Aroso 333, em Matosinhos, foi originalmente parte da Fábrica de Conservas SICMA, uma indústria emblemática da região.






A fábrica SICMA foi fundada em 1935, sob a direção de Hernani Gomes e João Chaves, dois empresários de renome na área.
Tendo como sócios a firma Lobo & Freitas, L.ª, e os Sr.s Eurico Felgueiras, sendo o seu último proprietário António Alves da Silva.

Ao longo dos anos, a SICMA consolidou-se como um nome de destaque no setor, com marcas famosas como Sicma, Selva, Britânia, Minerva e Alva, sendo suas conservas, especialmente as sardinhas, altamente reconhecidas no mercado nacional e internacional.
O edifício que abrigava a fábrica permanece intacto até hoje, embora tenha sido transformado no ginásio "Solinca", um dos espaços de saúde e bem-estar mais conhecidos da cidade, o prédio mantém sua estrutura original com certas adições, incluindo a chaminé, que foi preservada no interior do edifício.

O projeto original do edifício, concebido pelo arquiteto Januário Godinho e pelo engenheiro Francisco, foi um marco arquitetônico na época e ainda hoje se mantém, evocando as raízes industriais da cidade.

Esta chaminé, possível a visita através do interior do edifício está no parque de estacionamento do ginásio, encontra-se num pequeno jardim com uma abertura, permitindo aos visitantes observar um pedacinho da história industrial de Matosinhos.








