








Chaminé ALDI | Alto da Maia
A chaminé do ALDI no Alto da Maia, construída em 1937, está localizada na Rua Júlio Dinis, nº 2, e é uma peça histórica que simboliza a antiga atividade industrial de Águas Santas, pertenceu à Empresa Industrial de Serração e Carpintaria, Lda, uma empresa fundada em 1920, esta chaminé teria sido construída para a evacuação de fumos e gases resultantes de processos industriais relacionados com a madeira.
Hoje, a antiga fábrica deu lugar a uma loja moderna, mas a chaminé continua a ser um símbolo da transformação do terreno, conectando passado e presente e enriquecendo a história da comunidade.


Dentro do supermercado ALDI, os clientes são recebidos por um cartaz circular que exibe a mensagem,
"O teu ALDI, Águas Santas"
O destaque visual deste cartaz é uma ilustração da emblemática chaminé restaurada, reforçando a conexão da loja com a história local, este detalhe não só celebra o património do espaço como também valoriza a identidade da comunidade.
Uma particularidade interessante desta chaminé é que, após a remodelação do espaço para a construção da nova loja ALDI, foi adicionado um azulejo que exibe o nome do criador: "Manuel Moreira da Silva Construtor – 1937", como parte da preservação e valorização do criador da chaminé.


Existe outra chaminé criada por este senhor em matosinhos.

Antes da construção do ALDI no Alto da Maia, o terreno onde hoje se encontra a loja teve diferentes utilizações ao longo dos anos, durante um período, funcionou como um parque de estacionamento, servindo os habitantes da zona e visitantes, a transformação do espaço, que manteve a emblemática chaminé da antiga fábrica, simboliza uma mudança significativa na paisagem urbana, combinando história e modernidade ao serviço da comunidade.






