







Chaminés Colégio Júlio Dinis | Areosa
As duas chaminés, na Rua do Porto Feliz, Areosa, são as provas históricas de uma época em que a tuberculose devastou a cidade do Porto, estas chaminés pertenciam ao antigo Sanatório-Hospital Rodrigues Semide, inaugurado em novembro de 1926 para tratar doentes de tuberculose.


O uso das chaminés era fundamental no contexto hospitalar: tudo indica que destinava-se à incineração de materiais contaminados pelos pacientes, uma prática comum para evitar a propagação da doença, este cuidado refletia as exigências higiénicas rigorosas necessárias no tratamento da tuberculose.


Apesar das transformações ao redor, as chaminés permanecem como marcos emblemáticos da memória dessa época de tuberculose na região do Porto.
O sanatório foi construído graças ao legado de Manuel José Rodrigues Semide e esteve operacional durante várias décadas, desempenhando um papel essencial no combate à doença, com o passar do tempo, as funções das instalações mudaram, passando por faculdade e atualmente abrigando o Colégio Privado Júlio Dinis.








